Será introduzida uma explicação básica e simples da arquitetura de Von Neumann e seus componentes com o objetivo de levar o leitor a compreender o que é esta arquitetura. Vale ressaltar que informações como a memoria registradora não serão introduzidas nesta postagem.
Postagem escrita por: José Luiz de Souza
Postagem escrita por: José Luiz de Souza
Índice
1 - Arquitetura de Von Neumann
2 - Estrutura
2.1 - Memória
2.2 - Unidade Lógica e Aritmética
2.3 - Unidade de Controle
2.4 - Unidade de Entrada e Unidade de Saída
3 - Computador com programa armazenado
4 - Arquitetura de Von Neumann mais moderna
5 - Barramentos
5.1 - Barramento de Controle
5.2 - Barramento de Endereços
5.3 - Barramento de Dados
6 - Ciclo de Von Neumann
7 - Vantagens e Desvantagens
8 - Fontes e Referencias
[ 1 ] Arquitetura de John Von Neumann
Os computadores existentes antes da arquitetura de Von
Neumann eram maquinas com programas fixos, ou seja, uma máquina projetada para possuir uma calculadora não iria ter um editor de texto, a menos que se altere toda a
estrutura do computador.
Na arquitetura de Von Neumann, a possibilidade de armazenar programas diferentes
e dados em um mesmo local se tornou realidade, sendo possível um computador ter
várias funcionalidades sem ser necessário alterar toda sua estrutura.
Por possuir essas características se espalhou
rapidamente, e os computadores atuais, embora muito mais potentes, possuem os
mesmos componentes básicos descritos na arquitetura.
* (Também é conhecida por arquitetura de computador com programa armazenado)
** (Considere que os programas antes da arquitetura de Von
Neumann eram armazenados em uma memoria externa, como por exemplo, cartões perfurados)
[ 2 ] Estrutura
A arquitetura de Von Neumann possui a premissa de separar
o hardware do computador em cinco partes: Um local de armazenamento (Memoria),
uma unidade aritmética e logica (ULA), uma unidade de controle, uma unidade de entrada
e uma unidade de saída.
[ 2.1 ] Memoria
“A memória é o componente de um sistema de computação
cuja função é armazenar as informações que são, foram ou serão manipuladas pelo
sistema”. (MONTEIRO, 1996, p. 86)
[ 2.2 ] Unidade Lógica e Aritmética (ULA)
A Unidade Lógica e Aritmética é um aglomerado de
circuitos lógicos que se encontram dentro do processador, responsável por
executar operações matemáticas e logicas com os dados, como por exemplo, soma,
divisão, incremento, operação logica AND, etc.
[ 2.3 ] Unidade de Controle
“É o dispositivo mais complexo da CPU. Além de possuir a
lógica necessária para realizar a movimentação de dados e instruções de e para
a CPU, através dos sinais de controle que emite em instantes de tempo
programados, esse dispositivo controla a ação da ULA”.
(MONTEIRO, 1996, p. 143)
*(CPU = Unidade Central de Processamento / Central Processing Unit)
[ 2.4 ] Unidade de Entrada e Unidade de Saída
São dispositivos que permitem a entrada e saída de dados
em um computador. São utilizados para a comunicação do mundo exterior para o
computador e vice-versa.
Ex: Mouse, Monitor, Teclado, etc.
[ 3 ] Computador com programa armazenado
Basicamente, a principal ideia por trás de um computador com programa
armazenado é possuir instruções de um programa na memória principal junto com
os dados para então serem executadas pela Unidade de Controle.
[ 4 ] Arquitetura de Von Neumann mais moderna
A arquitetura de Von Neumann presente nos computadores
atuais não é exatamente o mesmo que era no princípio, e sim um modelo um pouco
mais moderno.
No
modelo mais moderno a Unidade Lógica e Aritmética e a Unidade de controle são
combinadas, formando o componente que chamamos de CPU (Unidade Central de
Processamento, ou usualmente, processador), além de juntar as Unidades de Entrada e Saída em uma única
unidade: A unidade de Entrada e Saída (I/O).
Com isso, a arquitetura de Von Neumann passa a ter três (3) componentes básicos: A memória, a CPU e a unidade de Entrada e Saída.
[ 5 ] Barramentos
Os componentes da arquitetura comunicam-se através de uma
estrutura interna conhecida como barramento, que interligam os componentes e
transferem dados, endereços e sinais de controle.
*(Considere que a memoria possui espaços que guardam
dados, e cada espaço possui um endereço único para que a CPU consiga se referir
a um dado especifico)
**(Na realidade existem outros barramentos, como o
barramento de energia, mas os três citados acima são os mais importantes para a
explicação do conteúdo)
Temos o barramento de controle, o barramento de endereços
e o barramento de dados:
[ 5.1 ] Barramento de Controle
É o barramento que transfere os sinais vindos da unidade de controle. Os sinais de controle servem para instruir a maquina a fazer uma operação especifica. Pode-se usar como exemplo o sinal de leitura que a unidade de controle manda para a memória com o intuito de ler um dado. O barramento de controle é bidirecional, pois a memória também pode mandar um sinal para o processador (Sinal WAIT da memória para o processador)
[ 5.2 ] Barramento de Endereços
É o barramento que transfere a posição do endereço para
acessar alguma informação na memoria. É unidimensional, pois apenas a CPU que
recupera ou escreve na memoria.
[ 5.3 ] Barramento de Dados
É o barramento que transfere os dados referentes a uma
posição da memoria, ou transfere dados do processador para a memoria. Logo, é
bidimensional.
Como exemplo (resumido): Operação de leitura de um dado
na memoria...
>A CPU envia um endereço para a memoria através do
barramento de endereço;
>A CPU envia o sinal de controle referente a leitura
através do barramento de controle;
>A memoria envia o dado para o processador através do
barramento de dados;
[ 6 ] Ciclo de Von Neumann
Toda a arquitetura se baseia em um ciclo onde o processador busca um programa na memória, instrução por instrução, a decodifica e a executa.
[ 7 ] Vantagens e Desvantagens
Algumas das vantagens da Arquitetura de Von Neumann
- Permite armazenar programas e dados;
- Permite a alteração dos programas e dados se
necessário;
Desvantagem da Arquitetura de Von Neumann
- Gargalo de Neumann
[ 8 ] Fontes e Referencias
Sites
http://c2.com/cgi/wiki?VonNeumannArchitecture
http://www.assis.pro.br/public_html/davereed/14-DentroDoComputador.html
http://www.fies.org.br/sgw/upload/2013-05-15_10-57-26_1.PDF
https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_de_von_Neumann
Livros
Introdução à organização de computadores 3ed. - Mário A. Monteiro
Introdução a arquitetura de computadores - Miles J.Murdocca e Vicent P.Heuring
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SOUZA, José Luiz de. "Arquitetura de John Von Neumann"; Computação Teórica. Disponivel em <http://computacaoteorica.blogspot.com.br/2016/05/arquitetura-de-john-von-neumann.html>. Acesso em
Bom pra estudar pra quem faz Ciência da Computação kkkk
ResponderExcluirpois é shausha
ExcluirÓtimo conteúdo. Só queria saber mais algumas vantagens da arquitetura de Von Neumann!
ResponderExcluirBom resumo e excelente dica para a bibliografia/webgrafia. Valeu!
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